primeiro um vídeo.
esse livro será disponibilizado aqui no literalesb, e você pode contribuir diretamente com ele aqui:
mais infos abaixo!!
Se você recebeu esse post, o livro deve começar a ser publicado aqui em alguns dias. Antes de falar sobre o livro em si, quero deixar alguns avisos:
Pra ser muito sincera, não quero colocar na Amazon. Nunca me senti à vontade com a plataforma, ainda que ela dê a sensação de visibilidade e acesso. Portanto:
A leitura do formato digital só poderá ser feita aqui no Substack. Os capítulos serão postados gradualmente (o próximo post explicará mais sobre) e a frequência deverá ser de duas vezes por semana (segunda e quinta, para dar um espaço de tempo entre uma e outra e não me atrapalhar com os posts de sexta), mas qualquer alteração será devidamente informada pelo chat e no capítulo posterior à mudança.
Mesmo sendo do literalesb, o livro terá uma seção própria (disponível na própria página do litera), e optei por criar a seção para termos uma melhor organização e para facilitar a localização mais específica pra vocês.
A versão física será disponibilizada após a conclusão dos capítulos aqui. Eu não estarei postando em nenhum outro lugar.
Como o acesso será por meio da página literalesb, eu não estarei disponibilizando o arquivo compactado. Isso acabaria prejudicando o alcance do site e eu perderia o feedback de estatísticas — para alguém que chegasse no final, por exemplo, em vez de ler capítulo a capítulo aqui seria mais prático baixar o arquivo e ler em qualquer outro app de leitura, mas isso realmente prejudicaria meu trabalho e não tem como controlar.
A versão digital é de acesso gratuito assim como todos os posts e inscrição da news literatura lésbica. Isso não dá a ninguém o direito de juntar esses capítulos num arquivo, isso também configura plágio e eu perderia completamente o acesso às estatísticas porque isso pode ser repassado e me prejudicaria muito. Apesar da gratuidade, você pode contribuir através do apoia-se ou com contribuições pontuais/esporádicas por meio da chave pix disponibilizada em todos os posts.
A versão impressa terá a formatação padrão como qualquer outra, em tamanho A5 (14,8 x 21cm), papel pólen (confortável aos olhos) e espaçamento justificado, etc. A produção tem um custo e deixarei um valor mínimo de direito autoral: a pré-venda costuma ter desconto, então fique de olho! Ao final da pré-venda, todos os livros serão produzidos e enviados pelos responsáveis.




o que mais você pode esperar da versão impressa?
planta baixa das duas casas, ou seja, um projeto arquitetônico do terreno (anexei no finalzinho do livro);
brochura com orelhas;
pequena ilustração de abelha ao final de cada capítulo;
cheiro de livro, uai!!
O livro possui registro de direito autoral (DA-2025-085763) e ISBN (978-65-01-50552-7) no meu nome — independente do formato e independente da escolha de apresentação. Qualquer reprodução indevida ou ausência de crédito é passível de medidas legais. Esse é um trabalho como qualquer outro.
O meu substack em si não é monetizado — eu não coloquei a opção de assinatura com pagamento por dois motivos: 1. não conheço o intermediário e sou paranoica com coisas de banco; 2. eu queria ter um lugar para as pessoas conhecerem minha escrita.
Você pode apoiar meu trabalho:
se inscrevendo;
curtindo, comentando e compartilhando;
fazendo uma contribuição através da chave disponível ao final de todos os textos;
apoiando a campanha do livro aqui; essa campanha tem data pra acabar e falarei mais sobre ela no texto;
adquirindo a versão física dos livros.
Direito autoral sobre venda não paga muito (como sou independente coloco para receber R$ 5,00 por cópia, por exemplo, se não fica muito mais caro pra vocês). O preço depende de uma série de fatores como especificidades técnicas escolhidas (brochura, miolo, quantidade de páginas, tamanho…) e papel anda caro que só. Qualquer tipo de apoio acima que você escolher já me ajuda muito e me incentiva a continuar aqui. O tanto de trabalho que tem por trás de cada livro é surreal e faço tudo sozinha, milhares de revisões, formatação, divulgação, arte, enfim, tudo é feito com muito empenho, dedicação e carinho. Eu faço porque amo, mas principalmente porque não fazer não é uma opção. A vida seria insuportável (e insuportavelmente tediosa) sem esse projeto vitalício que a escrita é pra mim.
sobre a campanha pontual das abelhas: criei essa campanha com uma meta financeira e disponibilizei recompensas, são elas:
jogos personalizados
ilustração do terceiro capítulo
sete microcontos em arquivo no drive
cada recompensa tem um valor diferente; o microcontos é a mesma coisa que um ebook e está em 25,00, conta com 20 páginas e é um conteúdo relacionado ao livro. tudo que você precisa saber está aqui:
qual a diferença da campanha contínua e da pontual? a campanha contínua é uma arrecadação mensal, enquanto a pontual tem data para acabar e uma meta para atingir. escolhi fazer assim porque esse é um projeto específico, enquanto a campanha contínua é para as news e projetos em geral. essa campanha que criei especificamente desse livro é muito importante. é uma forma de você contribuir com pouco e ir direto para isso, tudo separado e organizado. é um jeito de impulsionar meu trabalho (e me ajudar a pagar contas com ele)
não posso contribuir financeiramente :c — tá tudo bem! se você puder acompanhar e compartilhar meu trabalho, tá ótimo! compartilhar a campanha também me ajuda.
fatídico - adjetivo
1. que revela o que o destino decidiu; que prediz, que profetiza.
2. que leva à desgraça, ao infortúnio; fatal, sinistro, trágico.
Sinopse
O que pode ser trágico? O que é destino e o que ele decide? O destino foi responsável pelas placas de aluga-se ou pela sucessão das placas? Não é a ideia de que as coisas trabalham ao seu redor, mas que você é uma peça como qualquer outra e a vida como um todo é bem parecida como uma dança de salão, uma valsa — todos nós em movimento constante, mesmo quando não o sentimos. Talvez o destino coloque as possibilidades e espere uma resposta, talvez tudo seja extremamente circunstancial e dependa de cada passo; nesse sentido, ele decide as vias e nós as escolhemos, abrindo todo um leque de outras. Quantas vias Catarina e Cassandra abriram fazendo as escolhas que fizeram em tempos diferentes e movidas por circunstâncias que parecem tão distantes? Uma escolha diferente afetaria o encontro das duas? Não é possível saber, só temos o concreto: ambas moram lado a lado. A história começa oficialmente com duas abelhas, uma rescisão contratual (ou um belo chute, como diz a personagem), um maracujazeiro e um muro. Quatro meses antes do início da história, a casa ao lado foi alugada e aos poucos desperta a curiosidade de Catarina (que anda passando por despertares diversos, por assim dizer). Não saberemos se foi destino ou acaso que levou ao encontro oficial de ambas, mas a exatidão e o fluxo das coisas dizem o mesmo: não poderia ser diferente.
“Antes me parecia quase trágico me apaixonar assim. Ainda que eu sentisse todas as coisas, não conseguia extrair nada, não conseguia dizer. Eu não queria arruinar a única coisa que parecia estável no momento, não queria voltar a sentir um muro maior do que a divisa dos terrenos ao meu redor. Também ficou óbvio que nunca houve outra direção para nós — é claro que eu me encantaria por Cassandra. Foram as abelhas que voltaram minha atenção recém recuperada à ela, e se não fosse isso provavelmente teria sido outra coisa e o resultado seria o mesmo. Como explicar tamanha precisão e exatidão pela sucessão de fatos? Acho que só posso compreender pensando que o sentido veio revestido de pólen.”
Preciso pedir que você tenha paciência com o primeiro capítulo. Ele é lento e acontece mais dentro da cabeça de Catarina do que fora e ela desperta aos poucos.
Os capítulos se dividem da forma padrão, contudo, um capítulo pode apresentar mais de um ponto de vista, alternando entre as duas personagens. Por exemplo:
capítulo I: pov da Catarina - Cassandra - Catarina
capítulo II: Cassandra - Catarina (…)
E assim sucessivamente. Nesse caso, os posts serão por pov, por isso você verá o mesmo título dividido em parte 1, 2, 3. Os pontos de vista curtos (como o que tiver 1-5 páginas) serão postados como um extra junto.
capítulo x: **** parte x
(nome da personagem)
Por hora, isso é tudo. Agora você só precisa esperar.
espero que você goste do que está por vir. prometo que não falta sentimento em cada pedacinho (e um conflito familiar aqui e ali). a quem possa aguardar, esse livro não tem nada realmente explícito por ser colocado de forma integral aqui; os outros serão diferentes e com dinâmicas diferentes, então por favorzinho, tenham paciência <3 meu intuito foi fazer algo calmo e mais reflexivo. em breve trarei mais divulgação para que vocês conheçam ele melhor!
[se caiu aqui de paraquedas, já se inscreve pra receber as atualizações diretamente no e-mail ou pelo app!]
boa leitura e feliz dia do orgulho 🤍
estou animada pra ler!! ✨
Tô empolgada para ler!!